Muitas pessoas acreditam que os Shih-tzu é o resultado da cruza de um Pequinês com um Lhasa Apso em tempos antigos. Mas o resultado do DNA recente comprova que eles são de uma das raças mais antigas da espécie canina. Os Shih-tzu são comuns em ter problemas como hepáticos, renais, displasia coxofemoral, coprofagia, alergias e também problemas nos olhos. Os pêlos longos devem ser escovados todos os dias para não embaraçar.
O temperamento do Shih-tzu geralmente é calmo e dócil, eles adoram ficar perto daqueles que fazem carinho nele. Eles são indicados para pessoas que moram em apartamentos ou áreas pequenas. Eles geralmente são educados quanto às necessidades fisiológicas, seu treinamento é fácil, só precisa tempo e dedicação. Os Shih-tzu nunca dormem onde eles fizeram as suas necessidades, eles bebem muita água, sempre deitam esparramados no chão gelado, eles sempre ficam pertinho do dono ou de alguém que ele gosta bastante. O Shih-tzu é um cão que pode ficar sozinho em casa sem problemas, o Shih-tzu é um cão independente, ele geralmente não late muito.
Os Shih-tzu não são muito fáceis de ensinar a fazer truques, mas com paciência e tempo eles aprendem. O Shih-tzu presta muita atenção em tudo o que acontece ao redor dele. É preciso cuidar para que os Shih-tzu não fiquem “mimados” demais, porque quem é que vai dizer não para um cachorro lindo daqueles?
Os Shih-tzu são bem menos ativos e agitados que os demais cachorros do mesmo porte, eles são o tipo certo para quem gosta de acariciar eles, adoram um colo e são muito companheiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário